No princípio a Assembleia de Deus era algo pequeno e insignificante, mais aprouve Deus em sua misericórdia, faze-la grande, histórica, respeitável, e conhecida em todo o estado do Maranhão.

Em 1967 em Açailândia havia duas igrejas evangélicas: a Presbiteriana liderada pelos americanos que realizava culto somente nas tardes de domingo, quando os irmãos vinham da Colônia. A outra era a Igreja Cristã Evangélica. Ambas tradicionais, não conheciam a doutrina do batismo com o Espírito Santo.

Nesse período foi alcançados alguns irmãos na cidade, a qual seria os pioneiros da Assembleia de Deus em Açailândia. O pastor Luis de França Moreira, um dos fundadores e presidente do SETA, pioneiro e missionário desbravador dessa região, fazia naquela época o seguinte itinerário para visitar e celebrar a Santa Ceia nas igrejas implantadas por ele: saia de Imperatriz direto para o povoado do Itinga, logo após, retornava para o Cajuapara e Córrego dos Perdidos. Nesse ínterim deixou firmado com um dos irmãos na cidade de Açailândia que ficaria na cidade para celebrar a Santa Ceia em sua residência e com aqueles primeiros irmãos a qual tinha sido alcançado.
Naquela Santa Ceia que fora firmada, ao todo, treze membros cearam. Naquele local estavam reunidos os pioneiros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Açailândia que em breve chamaria a atenção de todos os moradores da cidade pelo seu vertiginoso crescimento. Na ocasião, foi designada pelo seu proprietário que sua humilde casa hospedaria a principiante igreja, onde foram iniciados os primeiros trabalhos do Senhor naquela residência.

Todo trabalho do Senhor se iniciou nesses pequenos trabalhos, onde a cada dia Deus estava aumentando o número de salvos e dos que chegavam, de tal forma que o espaço daquela residência não comportava mais a quantidade de crentes que se reuniam para servir ao Senhor.

Chegou à época que a “A casa encheu” e foi visto a necessidade de adquirir um terreno para construir um templo, onde não se foi necessário à compra de um terreno, o mesmo foi doado à igreja. Com o esforço e envolvimento de todos os irmãos foi erigido com adobe e argila o primeiro templo pentecostal de Açailândia.

Foi no dia 7 de setembro de 1969 com muita alegria e festividade foi inaugurado o primeiro templo que ficou localizado na Av. Bernardo Sayão, nº 162 com cinco metros de largura e quinze metros de comprimento. Era o cartão postal da cidade, pois, todos que passavam na rodovia avistavam o santuário de Deus, onde milhares de pessoas em um futuro bem próximo encontrariam o Salvador Jesus; teriam suas cargas aliviadas, suas enfermidades curadas, os lares restaurados pelo poder da explanação da Palavra de Deus e muitos homens e mulheres seriam cheios do Espírito Santo, para cumprir com a tarefa prioritária da igreja com a ordem imperativa do mestre: “… ide e pregai…”.

A igreja cresceu de tal forma que em agosto de 1980, em um censo realizado pela secretaria da igreja, foi constado que a mesma possuía setecentos e cinquenta e dois membros e dois mil e setenta e dois congregados, motivando mesmo a aumentar o templo para poder comportar os irmãos. Nesse período foi iniciado o templo da Rua Duque de Caxias, iniciando a construção do templo da Vila São Francisco e adquiriu-se um terreno no Parque das Nações.

Neste período muitas vidas foram alcançadas com a mensagem da Palavra de Deus, Jesus não somente salvava como também curava e batizava com o Espírito Santo, confirmando a palavra dos seus mensageiros, que mediam esforços para alargar as fronteiras do Reino de Deus na terra do açaizal.

Com o crescimento do município vieram as congregações. A primeira está localizada na rua Duque de Caxias, nº 1410, centro, fundada em 1979. A segunda congregação construída foi a da Vila São Francisco em 1983.

Com o passar dos anos, cada bairro que surgia na cidade, recebia uma congregação, em alguns, foi necessário construir dois para poder melhor acomodar os irmãos.

Um grande avivamento foi o que aconteceu na Igreja de Açailândia. Muitas almas se renderam aos pés do Senhor, outras foram batizadas e renovadas com o Espírito Santo, vários dons espirituais foram distribuídos, em quase todos os cultos realizados nas congregações havia curas divinas. Os crentes passaram a gostar mais do ensino da Palavra de Deus, e isso, levou a uma qualidade relevante na espiritualidade do povo de Deus. Os irmãos em Cristo foram motivados pelo Espírito Santo, a evangelizar e a contribuir resolutamente com seus dízimos e ofertas.

Durante estes períodos a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Açailândia passou por centenas situações que afligiu fortemente, mais de todas as situações Deus livrou e concedeu o escape, cumprindo a palavra “… e as portas do inferno não prevalecerão…”.

Deus sempre cauteloso e cuidadoso para com seu povo, levantando homens de Deus com conhecimento, graça, sabedoria e inteligência para apascentar a Igreja de Cristo à qual tinha grande promessa de crescimento e salvação de vidas em Açailândia.

A Igreja estava confiante da vitória e ela deu prenúncio de chegada, coma escolha do pastor Cavalcante para presidir a recém-criada convenção CIADSETA/MA, que posteriormente passou a ser chamada de COMADESMA – Convenção dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do SETA no Sul do Maranhão. Foi uma grande conquista para a Igreja local, depois de tudo que aconteceu em Açailândia, Deus por sua infinita graça, deu a honra do presidente da novel convecção e ser da cidade de Açailândia.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Açailândia, presidida pelo pastor José Alves Cavalcante, realizou o lançamento da Pedra Fundamental da nova sede no dia 30 de novembro de 2002 no terreno próprio localizado à margem da rodovia BR 222.

Hoje a Igreja de Açailândia conta com cerca de quinze mil crentes entre membros e congregados, espalhados por toda a cidade. Foi criado, com o proposito de preparar melhor os obreiros do Senhor, o IBADAM (Instituto Bíblico das Assembleias de Deus de Açailândia no Maranhão), que oferecem os cursos de Básico, Médio e Bacharel em Teologia.

CONVENÇÃO COMADESMA

Foi durante a realização da 34ª AGO, que ocorreu em Imperatriz-MA, onde foi concretizado o projeto, e no dia 25 de Julho de 2003, o Sr. Presidente, Pr. Pedro Lima Santos, sob direção de Deus e sentindo a necessidade de expansão da obra do evangelho nesta região, por iniciativa própria, deu autonomia a convenção no Sul do Maranhão, com o nome de CIADSETA-MA, e no sul do Pará e norte do Mato Grosso, com o nome de CIADSETA-PA/MT.

É nomeada uma mesa diretora interina que tem como presidente o Pr. Edmundo Gomes de Araújo, fazendo também parte da mesa diretora os seguintes pastores: Primeiro Vice- Pr. José Alves Cavalcante, Segundo Vice – Pr. Raul Cavalcante Batista, Primeiro Secretario – Pr. Luiz Nunes Silva, Segundo Secretario – Pr. José Genário Pereira de Brito, Primeiro Tesoureiro – Pr. José Francisco Eufrásio, Segundo Tesoureiro – Pr. Jônatas Gonçalves de Lima, Secretario Adjunto- Pr. Wilson Dantas Ribeiro, e Assessor Jurídico- Pr. Dr. Josué Alves Oliveira.

Por ocasião de sua emancipação, a CIADSETA-MA contava com 78 igrejas-sede e 303 convencionais. No dia 15 de novembro de 2003, período em que se realizou a 1ª AGO na cidade de Balsas-Ma, foi eleita a segunda Mesa Diretora, para um mandato de 04 (quatro) anos, composta pelos seguintes pastores:

Presidente – Pr. José Alves Cavalcante, Primeiro Vice- Pr. Raul Cavalcante Batista, Segundo Vice- Pr. José Francisco Eufrásio, Primeiro Secretario – Pr. Edmundo Gomes de Araújo, Segundo Secretario – Pr. José Genário Pereira de Brito, Primeiro Tesoureiro- Pr. Luiz Nunes Silva, Segundo Tesoureiro – Pr. Jônatas Gonçalves de Lima, Secretario Adjunto- Pr. Wilson Dantas Ribeiro, e Assessor Jurídico- Pr. Dr. Josué Alves Oliveira.

Em 27 de Novembro de 2004, tem sua denominação alterada de CIADSETA-MA para COMADESMA, em virtude de necessidades de ajustes quanto a sua abrangência geográfica para efetivação de registro junto a CGADB.

A COMADESMA está vinculada à Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil-CGADB, sob o cód. 057, e ocupa o espaço que lhe é assegurado na União de Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste-UMADENE e no Conselho Regional do Nordeste, convivendo fraternal e harmoniosamente com todas as convenções e contribuindo para que o Brasil seja alcançado com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

No dia 06 de dezembro de 2007, por ocasião da realização da 9ª AGO, reuniu-se na cidade de Açailândia-MA, numa belíssima festa, mais de 460 convencionais da COMADESMA, os quais elegerem por unanimidade a terceira mesa diretora para o quadriênio Dez/2007 – Dez/2011, tendo esta nova mesa diretora a seguinte composição: .Presidente – Pr. José Alves Cavalcante, Primeiro Vice- Pr. Raul Cavalcante Batista, Segundo Vice- Pr. José Francisco Eufrásio, Terceiro Vice – Pr. Edmundo Gomes de Araújo, Quarto Vice – Pr. Jonas Gomes do Nascimento, Quinto Vice – Pr. José Milton Lira da Conceição, Primeiro Secretario – Pr. Wilson Dantas Ribeiro, Segundo Secretario – Pr. José Genário Pereira de Brito, Terceiro Secretario – Pr. Flavio Carvalho de Araújo, Quarto Secretario – Pr. Francisco Ribeiro Campos, Quinto Secretario – Pr. Odimar Pereira da Silva, Primeiro Tesoureiro- Pr. Luiz Nunes Silva, Segundo Tesoureiro – Pr. Jônatas Gonçalves de Lima, também integrando a mesa por nomeação no ato da posse o Secretário-Adjunto – Pr. José do Perpétuo Socorro Cardoso.

Naquela ocasião, graças à infinita bondade de Deus, ao trabalho da Mesa Diretora e de todos os Convencionais, a obra alcançou um satisfatório crescimento, expandido o número de igrejas para 135 igrejas sedes, bem como também o número de 579 Evangelistas e Pastores (Ativos) devidamente credenciados, mais de 900 congregações e seguramente mais de 120 mil membros.

No dia 12 de dezembro de 2011, também na cidade de Açailândia-MA, por ocasião da realização da 17ª A.G.O reunu-se mais de 787 convencionais da COMADESMA, os quais elegeram por unanimidade a quarta mesa diretora para o quadriênio Dez/2011 – Dez/2015, tendo esta nova mesa diretora a seguinte composição: Presidente: Pr. José Alves Cavalcante, Promeiro Vice: Pr. Raul Cavalcante Batista, Segundo Vice: Pr. José Francisco Eufrásio, Terceiro Vice: Pr.Edimundo Gomes de Araújo, Quarto Vice: Pr. José Milton Lira da Conceição, Quinto Vice: Jônatas Gonçalves de Lima, Promeiro Secretário: Pr. Wilson Dantas Ribeiro, Segundo Secretário: Pr.José Genário Pereira de Brito, Terceiro Secretário: Pr. Flávio Carvalho de Araújo, Quarto Secretário: Pr. Francisco Ribeiro Campos, Primeiro Tesoureiro: Pr. Luiz Nunes Silva, Segundo Tesoureiro: Pr. José Vagnaldo de Oliveira Carvalho, Também integrado a mesa por nomeação no ato da posse o Secretário-Adjunto; Pr. José do P.S. Cardoso.